Para os militares, as apresentações e saudações militares são reguladas em regulamentos específicos. Entre os militares, isso deve ser feito primeiro dizendo o nome da pessoa no posto\ categoria mais baixa e, em seguida, a pessoa posto\categoria mais alta. A troca de presentes deve ser do conhecimento de ambas as partes e não pode haver surpresas nem dúvidas.
Gostaria de partilhar uma falha de protocolo que me ocorreu quando no dia 14 de Maio de 2010, tive a oportunidade de apoiar a visita à cidade do Porto de Sua Santidade o Papa Bento XVI e fui confrontado com uma situação muito constrangedora mas que felizmente não foi do domínio público.
Quando Sua Santidade o Papa Bento XVI estava de saída de Portugal no aeroporto Francisco Sá Carneiro, pronto para embarcar no avião e se despedia dos autarcas dos municípios do norte de Portugal, um dos presidentes entregou um presente que simbolizava a cidade de que era presidente. Situação muito delicada, mas muito bem resolvida pelo Papa Bento XVI com um aperto de mão um sorriso e uma cordial saudação. Felizmente estes autarcas estavam sentados num estrado longe dos Órgãos de Comunicação Social (OCS) e dos olhares atentos dos jornalistas.
Todos respiramos de alivio e tivemos a oportunidade de observar a quebra do protocolo por parte de um autarca que ofereceu uma recordação a Sua Santidade o Papa Bento XVI (visita) sem que Sua Santidade tivesse oportunidade de a retribuir.
No próximo artigo iremos falar sobre a Organização de Eventos num auditório.